A transferência embrionária já foi efetuada e agora?

transferência-embrionária-beta-espera

Após a transferência embrionária, normalmente, a paciente descansa no quarto e depois vai para casa. A partir desse momento, começa o período mais difícil do tratamento para as pacientes, “apenas” lhes resta esperar pelo dia do teste de gravidez, sem a azáfama de ir à clínica, tomar a medicação, etc.

A verdade é que algumas pacientes podem sentir-se sozinhas durante este período.

Estes 12-15 dias estão cheios de perguntas: o que é que posso fazer, o que é que não posso fazer, descanso, não descanso?

É lógico, as pacientes querem fazer tudo o que for possível para que o tratamento seja um sucesso, e não querem fazer nada que possa ter um efeito negativo. Vamos tentar dar-lhe algumas pistas sobre o que pode fazer durante aquilo a que algumas pessoas chamam a Beta Espera.

transferência-embrionária-beta-espera

1. Pode ir à casa de banho depois da transferência embrionária

Em primeiro lugar, SIM, pode ir à casa de banho, não acontece nada, muitas pacientes perguntam-nos sobre isto, e é lógico, “se me colocaram os embriões dentro do útero enquanto estava deitada, quando me levantar talvez eles caiam”, não se preocupe, isso não vai acontecer. O corpo humano está concebido para que isso não aconteça, numa gravidez sem tratamento de reprodução assistida o embrião chega ao útero sem aviso e a mulher não faz nada para evitar que ele caia.

Há pacientes que não se mexem um milímetro durante o tempo de repouso na sala após a transferência, “para que os embriões não caiam”. Relaxe, tente desfrutar deste momento de paz e tranquilidade entre si e o seu par.

Por outro lado, não há qualquer problema se forem para casa de carro, mesmo a conduzir. Isto não afetará a implantação dos embriões. Na Next Fertility, por exemplo, recebemos frequentemente pacientes internacionais que se preocupam com a possibilidade de apanhar um avião no dia seguinte à transferência, ou mesmo no próprio dia. Recomendamos-lhes que tirem um dia para descansar e relaxar depois de uns dias de nervosismo. Todavia, não notámos qualquer diferença nas taxas de gravidez entre os casais que ficam um dia após a transferência embrionária e os que partem no mesmo dia ou no dia seguinte.

2. Não esqueça a medicação

Quando as pacientes saem da clínica após a transferência, devem levar consigo a medicação prescrita pelo médico e devem ter muito presente o que devem tomar e quando. Se tiver dúvidas, não hesite em telefonar para o centro, é melhor telefonar do que deixar um medicamento para trás porque “embora na receita esteja escrito que tenho de o tomar até ao dia da beta, parece-me que só me disseram 10 dias”.

Nunca tome estas decisões sozinha e, se quiser acrescentar algum medicamento, deve ser sempre depois de consultar o seu ginecologista. Se tiver desconforto abdominal, dores de cabeça, febre contínua, etc., consulte a sua clínica.

3. Não é necessário repousar após a transferência embrionária

“Tenho de descansar?”: a resposta é NÃO!

No dia da transferência embrionária, tenha calma, faça um semi-repouso. Um pouco de sofá e de mimos, um dia calmo. A partir do dia seguinte e até ao teste de gravidez, faça o que faz normalmente na sua vida, desde que a sua rotina normal não envolva levantar pesos excessivos, exercício físico intenso, etc.

E más notícias!!!, pode voltar ao trabalho, embora, como já dissemos, desde que não implique grande esforço, elevada atividade física ou muito stress. Existem estudos científicos que provam que o repouso absoluto não melhora a taxa de gravidez. Além disso, se ficar em casa sozinha, estará a pensar muito sobre se vai ou não engravidar, estará atenta a qualquer sensação no seu corpo, etc. E isso pode ser devastador para a sua saúde mental, e certamente não é bom para que a implantação ocorra.

Se decidiu tirar estes dias de férias, faça o que faria se estivesse de férias em casa, levante-se tarde, durma uma sesta, faça uma refeição descontraída, visite os seus amigos, dê um passeio, tudo menos ficar fechada em casa a pensar.

Quanto à questão do banho, há alguma divergência entre os profissionais. Aconselhamo-la a tomar duche, mas se quiser tomar banho, ir à praia, ao spa, etc., espere que a progesterona vaginal seja absorvida, para que possa fazer efeito, pelo menos 2 a 3 horas depois de a ter colocado.

4. Adie as relações sexuais

A mesma discrepância existe entre os especialistas no que respeita às relações sexuais: pode ou não ter relações sexuais até ao dia do teste de gravidez? Na Next Fertility, desaconselhamos as relações sexuais até ao dia do teste de gravidez por várias razões: se foi efetuada uma punção folicular, os ovários estão estimulados e terão aumentado de tamanho, pelo que, se fizer sexo com penetração, poderão deslocar-se, causando dor à mulher. Além disso, o orgasmo pode provocar contrações uterinas, o que pode interferir com o processo de implantação do embrião.

5. Cuidado com a alimentação durante a espera da beta

Pode continuar com a sua alimentação habitual, embora se recomende que seja uma alimentação equilibrada, sem excessos mas também sem grandes restrições que a levem à loucura, pois estes não são dias para estar de mau humor. Por isso, coma fruta, legumes, peixe, frutos secos, etc. É claro que o consumo de álcool e de tabaco deve ser ocasional, e se beber pouco café, tanto melhor. Agora só precisa de beber muita água, 1,5 litros por dia, e verá que esta dieta é recomendada a qualquer pessoa que queira levar uma vida mais saudável.

dieta-beta-espera

6. Os sintomas são variáveis

Um ponto muito importante a ter em conta durante estes dias de espera são os sintomas, quer os tenha ou não. É claro que tudo lhe parece importante. Pode sentir algumas dores abdominais, alterações nos seios, fadiga, ou pode não ter quaisquer sintomas. Não se esqueça de que, após a transferência embrionária e devido à medicação que tomou ou está a tomar, o seu corpo é um cocktail hormonal. Cada mulher reage de forma diferente e, num caso, isso não significa que esteja grávida e, no outro, não significa que não esteja. Se perguntar a amigas que tenham passado pelo mesmo que você, elas contar-lhe-ão a sua experiência, que não tem de ser igual à sua.

Por vezes, há uma ligeira hemorragia. Isto preocupa-a sempre muito, mas não tem de significar que algo está errado. Pode dever-se à manipulação durante a transferência, à implantação, à introdução de progesterona na vagina, etc. Em todo o caso, é aconselhável consultar o seu Centro, sobretudo se o corrimento não parar e se tornar mais abundante. Se o seu médico considerar oportuno, aumentará a dose de progesterona e colocá-la-á em repouso.

O teste de gravidez não detetará nada antes de 12-15 dias após a transferência embrionária ou dará um falso positivo se for feito demasiado cedo, uma vez que para estimular a maturação dos ovócitos antes da punção folicular foi-lhe administrada uma injeção de hCG (gonadotropina coriónica humana) e esta dará um teste de gravidez positivo, e por ecografia também não se verá nada.

sintomas-após-transferência-embrionária

 

7. Tente (embora seja difícil) manter a calma

Por último, mas não menos importante, estes dias de espera devem ser psicologicamente calmos. Evite situações que lhe causem ansiedade e nervosismo, já tem ansiedade suficiente sem a aumentar. Tente manter-se positiva e relaxar o mais possível. É uma boa altura para começar a meditar, pois irá ajudá-la a ficar mais calma e a entrar em contacto com o seu corpo e mente. É importante ter o apoio do seu círculo próximo durante o tratamento e, se necessário, até o apoio psicológico de um profissional, para que possa aprender a lidar com os pensamentos negativos ou a ansiedade que a espera pode causar.

Uma coisa a ter em conta: é completamente falso que, se não engravidar, há algo que poderia ter feito para que isso acontecesse.

PENSE SEMPRE QUE FEZ O MELHOR QUE SABIA.

Lembre-se que durante o período de espera da beta ou em qualquer altura antes ou durante o tratamento, pode sempre colocar-nos quaisquer questões que tenha. Pode contactar-nos aqui.

Partilhar este post

Obtenha informações sem compromisso

Preencha este formulário e intentaremos contestarte lo antes posible.
* Todos los campos son requeridos.

Este site está protegido pela reCAPTCHA e pela Política de Privacidade e Termos de Serviço da Google.
Saiba mais sem compromisso
Preencha este formulário e tentaremos responder-lhe o mais rápido possível. * Todos os campos são obrigatórios.
Dados da consulta
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pela Política de Privacidade e Termos de Serviço do Google.