É possível engravidar em dias “não férteis”?

engravidar-em-dias-não-férteis

Quando um casal está a tentar engravidar é fundamental conhecer o ciclo menstrual da mulher para saber quando é o período fértil, aumentando assim as hipóteses de conseguir a gravidez. No entanto, uma questão colocada de forma recorrente é se é possível engravidar em dias “não férteis”, pois há alturas em que é difícil saber os dias férteis devido a irregularidades no ciclo menstrual.

Ciclo menstrual – quais são os dias férteis?

O período menstrual é um processo fisiológico complexo que prepara o corpo da mulher para uma possível gravidez todos os meses, pelo que é fundamental conhecer o seu funcionamento para planear uma gravidez.
O ciclo médio dura cerca de 28 dias, embora possa variar entre 25 e 35 dias consoante a mulher, e este ciclo divide-se em diferentes fases:

Ovulação

Ocorre a meio do ciclo, entre os dias 10 e 16 do ciclo, consoante a duração do ciclo menstrual da paciente. A ovulação é precedida por um pico súbito e de curta duração da hormona luteinizante que provoca a rutura do folículo e a libertação do ovócito. O ovócito é recolhido pela trompa de Falópio e a fecundação com o espermatozoide ocorre na trompa de Falópio.

É importante saber que cerca de 2 dias antes e 2 dias depois da fase de ovulação é o período do ciclo menstrual em que a mulher é mais fértil e que o óvulo pode ser fecundado durante um período de aproximadamente 24 horas após a sua libertação.

Fase Lútea

Dura desde a ovulação até ao início do período menstrual seguinte. Após a ovulação, o folículo que libertou o óvulo transforma-se no corpo lúteo, que produz principalmente progesterona. Esta atuará sobre o endométrio, promovendo o crescimento e o desenvolvimento das suas glândulas e vasos sanguíneos, preparando-o para uma possível implantação do embrião.

engravidar-em-dias-não-férteis-ciclo-menstrual

Posso engravidar em dias “não férteis”?

Devemos entender que a explicação de como funciona o ciclo menstrual está relacionada com ciclos menstruais regulares, entre 28 e 30 dias, embora, no entanto, devamos saber que não é uma ciência exata e que existem fatores que podem influenciar a alteração do ciclo menstrual, deslocando esses dias férteis.

Como já explicámos, a duração do ciclo menstrual dependerá fundamentalmente da duração da fase folicular.
Sabemos que, se a ovulação ocorrer, a duração da fase lútea é regular, entre 12 e 14 dias.

  • Nas pacientes com ciclos menstruais superiores a 35 dias, entendemos que a fase folicular é mais longa. Portanto, se a ovulação ocorrer, será mais tardia.
  • Nas pacientes com ciclos menstruais inferiores a 25 dias, a duração da fase folicular é mais curta e a ovulação ocorre mais cedo.

Portanto, devemos conhecer a duração do nosso ciclo menstrual para saber quando é o período fértil e, por sua vez, o momento mais específico da ovulação.

Se tivermos alterações no nosso ciclo menstrual, isso significa que a nossa ovulação pode ocorrer num momento “inesperado” e favorecer uma gravidez “inesperada”. Estas alterações podem dever-se a diferentes causas como os nervos, o stress ou doenças como a SOP ou a Endometriose.

engravidar-em-dias-não-férteis-deslocação-dias-férteis

Temos de aprender a conhecer o nosso ciclo menstrual. Ao saber a altura da ovulação podemos evitar uma gravidez, ou orientar as nossas relações sexuais em função dela, se estivermos à procura da mesma.

Posso engravidar se não ovular?

Os ciclos menstruais irregulares, com uma duração superior a 35 dias, estão associados a atrasos na ovulação. Estes são designados como ciclos anovulatórios, dado que, em muitas ocasiões, a ovulação não ocorre apesar de termos hemorragia menstrual. O seu especialista ajudá-la-á a identificar e a compreender os dados relativos à ovulação. Se a ovulação não ocorrer, a gravidez não é possível. A gravidez resulta da fecundação do óvulo por um espermatozoide, o que dá origem a um embrião que deve implantar-se no endométrio.

Partilhar este post

Solicite a sua primeira consulta

Marque a sua consulta e obtenha o seu primeiro diagnóstico. Queremos conhecer a sua história.

Obtenha informações sem compromisso

Preencha este formulário e intentaremos contestarte lo antes posible.
* Todos los campos son requeridos.

Este site está protegido pela reCAPTCHA e pela Política de Privacidade e Termos de Serviço da Google.
Saiba mais sem compromisso

Preencha este formulário e tentaremos responder-lhe o mais rápido possível.
* Todos os campos são obrigatórios.

Dados da consulta
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pela Política de Privacidade e Termos de Serviço do Google.