A avaliação ao sémen faz parte do estudo inicial de um casal que procura gravidez, sem sucesso, há mais de um ano. Com este artigo pretendemos fornecer orientações e providenciar alguns conselhos sobre o procedimento que estuda a amostra de sémen – o espermograma.
Table of Contents
ToggleO espermograma trata-se de uma análise do sémen obtido por masturbação e, que nos permitirá caracterizar, a concentração, mobilidade, vitalidade e morfologia dos espermatozoides, entre outros parâmetros. O laboratório de uma clínica especializada em tratamentos de fertilidade é a escolha preferencial para a realização deste estudo. É um exame operador dependente e que requer condições adequadas para colheita e processamento da amostra, assim como equipamentos especializados, sendo que a acuidade diagnóstica será maior face a um laboratório não especializado que realize este tipo de exame com menos frequência e sem as condições ideais.
Para a recolha da amostra de sémen devem ser seguidas algumas orientações para que o resultado da análise seja representativo da qualidade do ejaculado.
Que cuidados se deve ter antes de fazer esta análise?
Antes da colheita de sémen, há uma série de recomendações que deve seguir, pois podem influenciar a qualidade do sémen e, por sua vez, ajudarão a obter resultados exatos e úteis.
- Evitar o álcool e as drogas recreativas. O consumo destas substâncias pode afetar negativamente a qualidade do sémen.
- Medicamentos. Existem alguns medicamentos que podem afetar a qualidade do sémen, pelo que deve informar o seu médico sobre qualquer medicamento que esteja a tomar, para que ele possa aconselhá-lo.
- Exposição ao calor. O calor pode afetar negativamente a qualidade do sémen, pelo que deve evitar exposições extremas ao calor, como saunas, banhos quentes, roupas apertadas e atividades que gerem calor na zona genital antes do exame.
As chaves para a colheita de uma amostra de sémen
Em primeiro lugar, recomenda-se a abstinência sexual durante 3 a 5 dias. Em primeiro lugar, recomenda-se a abstinência sexual durante 2 a 3 dias. Os preservativos NUNCA devem ser utilizados para a colheita, pois podem conter espermicida e/ou substâncias que danificam os espermatozoides. Não deve aplicar pomadas ou cremes lubrificantes nos órgãos genitais durante as 8 horas que antecedem a colheita do ejaculado. É aconselhável lavar o pénis com água e sabão, enxaguando com água abundante.
A amostra de sémen deve ser obtida por masturbação, diretamente para um recipiente estéril, semelhantes aos utilizados para a análise da urina. É importante que todo o produto da ejaculação seja depositado no recipiente. Preferencialmente a amostra deve ser colhida nas instalações da clínica, e se tal não for possível deve ser entregue no mais curto espaço de tempo, sempre em menos de uma hora, uma vez que os espermatozoides se deterioram após a ejaculação. Da mesma forma, durante a transferência para a clínica, o esperma deve ser protegido do frio e do calor extremos. Uma boa ideia é levar o frasco no bolso das calças.
Ao entregar a amostra de sémen, é importante indicar a hora da colheita, e se foi ou não possível colher todo o ejaculado, pois nesse caso a análise deve ser repetida. Para além disso, deve informar se o paciente teve alguma doença e/ou febre nos últimos 3 meses, se foi submetido a alguma operação cirúrgica, especialmente testicular, se está a tomar alguma medicação e os dias decorridos desde a última ejaculação. Por fim, se tiver dúvidas na realização do teste, procure sempre a opinião de um profissional.
Como interpretar os resultados de um espermograma?
A fertilidade de um casal não depende apenas da qualidade do sémen. É por isso que a Organização Mundial de Saúde (OMS), na última edição do seu manual para o estudo do sémen humano, em vez de definir valores normais, apresenta os níveis de referência mais baixos dos parâmetros do sémen de 4500 homens de 14 países que tiveram pelo menos um filho num período de 12 meses anterior ao estudo, para definir o sémen “fértil”. Estes valores são:
- Volume: 1,5 mililitros (ml).
- Número total de espermatozoides: 39 milhões por ejaculado.
- Concentração de espermatozoides: 15 milhões por ml.
- Vitalidade: 58% vivos.
- Mobilidade progressiva: 32%.
- Mobilidade total (progressiva e não progressiva): 40%.
- Formas com morfologia normal: 4%.
Isto significa que se o resultado da análise da sua amostra de sémen estiver dentro destes valores, está na média dos homens férteis, mas não garante a sua fertilidade.